Notícias
Habilitação em “Docência e Pesquisa” unifica especializações da Biomedicina voltadas ao ensino e à pesquisa
Publicado em 24/04/2019 - Última modificação em 10/03/2023 às 12h39
A Biomedicina está entre as profissões com variado número de habilitações. As habilitações são o campo de atuação do profissional biomédico, após a conclusão de estágio obrigatório de 500 horas ou especialização em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Recentemente, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) decidiu ajustar algumas habilitações da Biomedicina, por meio da unificação da área de competência.
Conforme o vice-presidente do CFBM, biomédico Edgar Garcez Júnior, as habilitações que são voltadas ao ensino e à pesquisa e têm caráter eminentemente não laboratorial foram agregadas na habilitação “Docência e Pesquisa”. Ou seja, Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia estão agora apensadas. As demais foram mantidas em separado. Ou seja, não se trata de exclusão.
O vice-presidente do CFBM reforça que a Biomedicina continua tendo mais de 30 habilitações e, futuramente, até mais visto que os Conselhos unidos têm trabalhado neste sentido. “O que fizemos foi deixar mais claras as áreas de atuação”, afirma. A mudança na nomenclatura favorece ainda um aspecto jurídico relevante. “Lamentavelmente, muitos profissionais habilitados para a docência assinavam laudos ou produziam documentos sem ter habilitação para isso, o que agravava problemas durante a Fiscalização”, reforça Edgar Garcez Júnior.
O assunto já vinha sendo discutido há cerca de três anos, período em que também foram realizados estudos para fundamentar a decisão e ao final do ano de 2018, solidificou-se. Antes, foram realizadas várias reuniões com os membros do CFBM, especialmente aqueles que integram os grupos dos professores e dos coordenadores de cursos, incluindo o presidente e o tesoureiro da entidade, Sílvio José Cecchi e Dácio Eduardo Leandro Campos, respectivamente, além da participação de representantes de todos os Regionais.
“O que tenho enfatizado bastante durante palestras e encontros com biomédicos é a importância de reforçar esse caráter docente, tão forte na Biomedicina, e agora mais específico com a nomenclatura “Docência e Pesquisa”, diz Edgar. O Conselho Federal de Biomedicina, por enquanto, não divulgará uma Resolução específica sobre o assunto, mas orienta que todos os seus públicos promovam a disseminação das habilitações com este novo formato, com o objetivo de endossar o caráter da Docência e da Pesquisa. (Imprensa – CRBM-3)
Habilitações da Biomedicina
1 – Patologia Clínica
2 – Parasitologia
3 – Microbiologia
4 – Imunologia
5 – Hematologia
6 – Bioquímica
7 – Banco de Sangue
8- Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia
9 – Saúde Pública
10 – Imagenologia
11 – Radiologia
12 – Análises Bromatológicas
13 – Microbiologia de Alimentos
14 – Citologia
15 – Análise Ambiental
16 – Acupuntura
17 – Genética
18 – Reprodução Humana
19 – Biologia Molecular
20 – Farmacologia
21 – Informática de Saúde
22 – Histotecnologia Clínica
23 – Toxicologia
24 – Sanitarista
25 – Auditoria
26 – Perfusão Extracorpórea
27 – Biomedicina Estética
28 – Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório