Notícias
CRBM-3 completa 35 anos de criação. Confira a trajetória de ações dos presidentes.
Cada gestão foi decisiva para que se alcançasse uma história marcada por desafios e sucessos
Publicado em 28/09/2024 - Última modificação em 28/09/2024 às 17h50
No dia 30 de setembro o Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) comemora 35 anos de implantação. Para celebrar essa data, o CRBM-3 apresenta relatos de quem participou diretamente dessa trajetória. Uma história de desafios e conquistas, que hoje é traduzida na prestação de um serviço com foco na excelência e na integração da categoria.
O sistema CFBM/CRBM´s tem como objetivo fiscalizar e normatizar a atuação dos biomédicos, mas principalmente zelar pela segurança da saúde das pessoas a partir da observância de princípios e condutas éticos-profissionais e das prerrogativas estabelecidas nas resoluções e normas sobre as dezenas de habilitações biomédicas.
A Biomedicina foi regulamentada no Brasil através da lei federal nº 6.684, de 1979, que permitiu a criação dos Conselhos Federal e Regionais. Oficialmente, o CRBM-3 foi criado em 30 de setembro de 1989. Atualmente, jurisdiciona os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e o Distrito Federal, e integra mais de 24 mil profissionais biomédicos.
Nesses 35 anos, cinco biomédicos exerceram a presidência no CRBM-3. Cada gestão colaborou para a representatividade da Biomedicina na região, o fortalecimento da profissão e o reconhecimento do biomédico como multiprofissional. Aqui eles nos contam um pouco de cada realização. Confira:
Sérgio Antonio Machado (1990-1994)
“Parabéns ao CRBM 3 pelas bodas de coral (...) representa a força e a longevidade da união de nossa categoria”
(Foto: Jaísa Gleice)
Para mim foi uma grande honra ter sido o primeiro presidente do CRBM 3, pois foi o resultado de um trabalho que começou na década de 70, quando era aluno do curso de Biomedicina. Os desafios sempre foram enormes, pois precisávamos tornar nossa profissão conhecida e respeitada e só contávamos com poucos colegas formados. Além disso, a implantação do Conselho exigiu muito esforço. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos comprar nossa primeira sede própria na Galeria Tamandaré, no Setor Oeste em Goiânia (GO). Fomos o primeiro Conselho a comprar sede própria sem depender do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Esta sede até hoje faz parte do patrimônio do CRBM-3.
É com grande satisfação que, hoje, vejo como a Biomedicina cresceu, é reconhecida e respeitada. Nosso Conselho também cresceu bastante e temos unidades de atendimento bem estruturadas em toda nossa jurisdição. Parabéns a todos biomédicos que fizeram e fazem nossa profissão crescer cada vez mais. Parabéns ao CRBM 3 pelas bodas de coral. Os corais são formados ao longo dos anos e servem de abrigo para diversas espécies. Na celebração dessas bodas o coral representa essa construção assim como a força e a longevidade da união de nossa categoria. Recentemente foi criado na unidade do CRBM 3 em Goiânia, o Memorial da Biomedicina, visando preservar a rica história de nossa profissão.
Cláudio Lobo Mecenas (1995-1998 / 1999-2002)
“A primeira chapa empossada alavancou o CRBM-3 (...) a atuação se concentrou na estruturação da entidade”
(Foto: Jaísa Gleice)
A história de crescimento e de edificação do CRBM-3 passa diretamente por esta segunda gestão, a qual estive à frente por duas oportunidades. Durante a minha administração houve a implantação de fato do Regional de número três, ou seja, o CRBM-3. Quando começamos no Conselho, a Diretoria era provisória, pois o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) havia extinguido os núcleos ligados ao ele. Com isso, o dr. Sérgio Machado, a dra. Cláudia Maria Duque de Souza e eu, que ocupávamos os cargos de presidente, secretária e tesoureiro, respectivamente, administramos interinamente entre 1990 até 1994. Coube a mim mesmo organizar a primeira eleição direta. A primeira chapa empossada alavancou o CRBM-3.
Durante os dois mandatos, os trabalhos se concentraram basicamente na estruturação da entidade. Conseguimos implantar as Delegacias nos estados do Tocantins, de Mato Grosso e no Distrito Federal e também dar os primeiros passos para que, futuramente, fosse implantada também uma unidade de atendimento em Minas Gerais. Como bem lembrado pelo dr. Sérgio, nós conseguimos adquirir uma sala, em Goiânia (GO), com nossos próprios esforços, onde funcionou a primeira sede durante mais de uma década, o que facilitou muito o nosso trabalho perante a comunidade biomédica.
Luiz André Tavares da Silva (2003-2006 / 2007-2010)
“Ineditismo como característica”
(Foto: Acervo pessoal)
Um marco significativo durante a gestão foi a aquisição e a reforma da atual sede própria, em Goiânia (GO), o que nos permitiu ampliar a estrutura administrativa e de atendimento de forma significativa. Naquela época os cursos de Biomedicina em todo o país experimentavam um aumento considerável. Também modernizamos por meio da informatização dos serviços, ou seja, saímos do manual para processos praticamente cem por cento informatizados, e contratarmos assistências jurídica e contábil.
Editamos trimestralmente o Jornal do CRBM-3 sendo o exemplar enviado aos domicílios dos biomédicos. Promovemos o maior Congresso de Biomedicina com mais de 2,5 mil participantes presentes no Centro de Convenções de Goiânia. Recordo-me que neste evento, o biomédico Roberto Figueira, o Dr. Bactéria, lançou-se como expoente da Biomedicina.
Realizamos o primeiro concurso público para fiscal biomédico entre os Conselhos Regionais e também adquirimos o primeiro veículo para a Fiscalização. Na gestão, instalamos a Delegacia em Uberaba (MG) e reformamos a unidade de atendimento em Palmas (TO). Criamos proximidade entre o Regional e o Conselho Federal e renovamos em 2/3 o Plenário.
Rony Marques de Castilho – (2011-2014 / 2015-2018)
“Protagonismo da atividade finalística e administração descentralizada”
(Foto: Cristiane Aquino/Abbiom)
A Fiscalização, que é a atividade finalística do CRBM-3, foi o grande marco da nossa gestão. Montamos uma equipe coesa e muito competente de fiscais biomédicos, respaldamos o trabalho das equipes com tecnologia e investimos na mobilidade. Durante as gestões, promovemos a descentralização do atendimento por meio da estruturação das cinco Seccionais nas capitais dos Estados e no Distrito Federal e das Delegacias no interior de Minas Gerais adequando-as para o recebimento dos profissionais e da comunidade. Isso também favoreceu a simplificação dos procedimentos administrativos, a essa altura totalmente informatizados.
Realizamos contratações por meio de concurso público com funções para todas as unidades de atendimento e incluímos o cargo de assessor de imprensa para promover os canais de comunicação com os profissionais biomédicos ocorrendo, então, a ativação das redes sociais – Facebook e Instagram e ainda o WhatsApp. Implantamos o projeto CRBM-3 Sem Papel substituindo o boleto de pagamento da anuidade impresso pelo on-line, reduzindo custos. Uma novidade implantada nesse período foi o Cartão de Identidade Profissional, em parceria com o CFBM. Inserimos o CRBM-3 em eventos como a Marcha dos Prefeitos e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), uma estratégia na luta para inclusão do biomédico nos planos de cargos dos municípios através de concursos públicos.
Renato Pedreiro Miguel – (2019-2022 / 2023 - 2027)
“Foco na comunicação e na educação continuada”
(Foto: Jaísa Gleice)
É gratificante termos chegado até aqui! Só quem acompanhou esses 35 anos consegue ter a dimensão do quanto crescemos e evoluímos. Temos tido o compromisso de aprimorar as ações das gestões anteriores ao mesmo tempo que vimos inovando em áreas preponderantes almejando a excelência. Investimentos na modernização dos processos e na otimização dos Serviços On-line com um software mais completo, funcional e totalmente web, ou seja, não há mais a necessidade do profissional biomédico se deslocar para ser atendido. Reformamos as unidades de atendimento em Goiânia, Cuiabá, Palmas e dotamos todas as oitos com mobiliários e equipamentos de informática novos.
Elaboramos o Planejamento Estratégico e o Plano de Carreiras para os nossos colaboradores. Valorizamos o trabalho da Fiscalização ao adotarmos o uso de tablets durante as ações de inspeção e licitamos veículos modernos e mais seguros para as equipes de fiscais em toda a jurisdição. Ampliamos o número de Comissões. A comunicação tem tido considerável importância na nossa gestão, com destaque para as redes sociais, e o site. Também temos dado atenção à realização de Simpósios, Congressos e outros eventos voltados à Educação Continuada por meio da aproximação com as instituições de ensino superior. Estamos prontos para continuar crescendo e sustentar o protagonismo da Biomedicina. (IMPRENSA CRBM-3)